Antes de falarmos sobre os tipos e cores de granito existentes, vamos a algumas noções básicas sobre essa pedra tão requisitada.
Granito X Mármore Tanto o mármore como o granito, usados praticamente com as mesmas finalidades em projetos de interior e exterior, são pedras abundantes na natureza. E por serem naturais podem ser encontradas com diversas variações de tons, dando ao espaço um acabamento diferenciado conforme cada cor de pedra. Mas não são iguais. Ambos são resistentes e duráveis por décadas, mas o granito é ainda mais resistente a riscos, mais duro. O mármore é mais macio, por isso em projetos de interiores é mais indicado usar o granito, em especial em balcão de cozinha.
Vantagens
A resistência do granito vem de sua formação, uma rocha magmática, e por isso suporta a elevação da temperatura sem problemas. Também não cede na água com facilidade e não perde a cor mesmo com mudanças climáticas constantes, sendo um revestimento indicado para qualquer região do país e tipo de clima. É composto de feldspato e quartzo, biotita e anfibólios, todos minerais essenciais que apresentam alta resistência até mesmo a agentes químicos, o que já não acontece com o mármore, que é mais sensível e pede um tipo de limpeza específica.
Aparência
Pouca gente sabe, mas as opções de granitos nacionais vindos de diferentes locais do país são caracterizados pela cor. O granito da Bahia, por exemplo, tem como principal característica a cor azul. Já o mineiro tem desenhos grafistas sem padrão, um lindo acabamento para banheiros. Todos são iguais na sua composição mineral, basicamente de quartzo, feldspato e mica. Em geral é uma pedra muito bonita que valoriza qualquer ambiente. Seus diferentes usos na sua decoração você pode conferir a seguir.
Tipos de granito na decoração de interiores Podemos usá-lo em diversos ambientes e para finalidades diferentes. Vejamos quais os modelos mais usados para cada fim! a) Granito no piso A pedra ganhou espaço na decoração de interiores por um diferencial: ela é durável e pouco abrasiva. Cerâmicas e porcelanato são lindos, mas exigem uma grande manutenção e materiais específicos de limpeza e mesmo assim perdem o brilho. Com o granito, que pode não ser tão caro quanto se imagina, é mais fácil de manter e ainda deixa um belo acabamento brilhoso, com várias vantagens.
- Uma delas é resistir aos arranhões com muito mais facilidade que o porcelanato, lindo, mas fácil de arranhar até mesmo com a vassoura.
- Combina com espaços de grande trânsito, ganhando até mesmo do chiquérrimo piso de mármore, um dos mais caros revestimentos internos.
- Pode ser limpo com sabão neutro e um pano e não precisa ter medo de varrer, não arranha tão fácil assim se forem usadas vassouras de cerdas macias.
- Pode ser mais caro que a cerâmica, mas a longo prazo vale a pena. Também não exige dificuldade de aplicação.
Mas como tudo na vida tem seu lado negativo, o piso de granito tem o seu.
Um deles é a sua dureza,que pode causar sobrecarga nos pés e pernas.
O indicado em ambientes internos para resolver o problema é usar um tapete.
Ele também é um mineral frio.
Se você mora em uma região quente, ótimo para equilibrar o ambiente.
Mas se não, pense em um aquecedor para os dias mais quentes.
Caso rache, o que raramente acontece, deve-se aplicar epóxi para prevenir acidentes e a posterior contratação de um profissional para fazer o remendo.
Ele pode ser instalado em peças inteiriças ou recortado em formatos menores